Ainda estamos aqui?

Essa é uma reflexão a partir do filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado pela Fernanda Torres, por isso, pode conter spoiler : ) Esse texto não é sobre a atuação avassaladora da atriz Fernanda Torres (quanta coisa em um só olhar ela passou), do carisma do Selton Melo (o cachorrinho Pimpão que o diga), da direção impecável do Walter Sales (reflexo de sua infância junto aos Paiva), da angústia passada pelo Leia mais…

Gaiolas de portas abertas

As vezes há o aprisionamento em algumas gaiolas de portas abertas. Elas ficam ali, possibilitando a saída, mas o prisioneiro continua enclausurado por sua escolha, e em um ato de covardia pode até colocar a culpa nela, alegando que sua atratividade faz ficar, mas é cada um que escolhe não partir. Sim, há gaiolas com um poder de manipulação, mas se há incômodo no interior de quem está retido, pode isso ser usado para impulsionar Leia mais…

Psicologia: profissão de essência e coragem

Texto escrito em comemoração ao dia do Psicólogo (27 de agosto) e lido durante apresentações no anfiteatro da Unifucamp. Para começar, um clichê, mas daqueles tão necessários que doe até os ossos, e ali deve ficar impregnado: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, profetizou o suíço Carl Gustav Jung. E afinal, o que mais define a atuação do psicólogo do que esse Leia mais…